O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11478Palabras clave:
Educação Patrimonial. Educação Histórica. Pensamento Crítico. Consciência Patrimonial.Resumen
O ensino de história, se transmitir um conhecimento histórico factual e acabado, baseado numa narrativa única e numa identidade nacional exclusiva, pode produzir inúmeros obstáculos à construção da compreensão e consciência históricas dos alunos. A investigação em Ensino de História, em Educação Histórica e em Educação Patrimonial, realizada nas últimas décadas com professores e estudantes, tem procurado promover o ensino e a aprendizagem de conteúdos substantivos e conceitos disciplinares, o questionamento e discussão sobre diferentes fontes e o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico. Estes objetivos apoiaram estudos de investigação, de natureza qualitativa, sobre a utilização do património cultural em aulas de história, e como este auxilia ou restringe o desenvolvimento de uma consciência patrimonial e a compreensão das interpretações históricas. De entre as conclusões principais da investigação relatada, destacam-se as vantagens da exploração do meio local, a partir de problemas próximos interesses dos alunos, analisando diversas fontes, materiais e imateriais, questionando, levantando hipóteses e construindo interpretações baseadas em evidências.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Publicado
2019-12-18
Cómo citar
Pinto, M. H. (2019). O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática. Fronteiras, 21(38), 10–28. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11478
Número
Sección
DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).