Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11485Palavras-chave:
Educação Patrimonial. História Pública. Ensino de História. Teoria de História.Resumo
Este artigo propõe refletir sobre as concepções da Educação Patrimonial e seu entrelaçamento com a História Pública nas proposições para o ensino de história no tempo presente. As concepções teórico-metodológicas de ensinar com o uso da Educação Patrimonial contribuem com as construções de identidades, de narrativas e de formação da consciência histórica, baseando-se nas concepções da educação histórica. E a perspectiva da História Pública que redimensiona o ensino em diferentes espaços educativos, aprofundando as utilizações de fonte e conceitos históricos. A problematização da história pública propõe a ampliação das ações históricas, com engajamento e utilização das fontes em diferentes espaços de produção do conhecimento histórico. Desde a análise dos meios e tipos de produção audiovisual em museus, internet, visitas guiadas pelas cidades, fundamentando o senso crítico e político no tempo presente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-18
Como Citar
Zarbato, J. A. M., Schossler, J. C., & Carvalho, A. V. (2019). Educação Patrimonial, História Pública e Ensino: Análise e possibilidades para a História. Fronteiras, 21(38), 55–70. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11485
Edição
Seção
DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).