Olhares de gênero e interseccionalidade no ensino de História: reflexões sobre a historicização da diferença nos processos de educação histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v22i39.12568

Palavras-chave:

Ensino. Gênero. Interseccionalidades. Educação histórica. Consciência histórica.

Resumo

Há algumas décadas a proliferação de pesquisas históricas por perspectivas de gênero, classe, etnia, idade dentre outras condições sociais e posteriormente o entrecruzamento dessas categorias, aumentaram as possibilidades de interpretação e escrita do passado. O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades e desafios presentes na educação histórica enquanto campo de entendimento e debate dos processos históricos que fundamentam a condição dessas categorias no presente e no cotidiano dos estudantes. A utilização da pluralização de passados, de narrativas históricas e de compreensões que desvelem identidades, representações e imposições do presente, como construções históricas, fazem parte da efetivação de uma educação histórica voltada para a cidadania plena. Nesse sentido, defendemos neste texto gênero e interseccionalidades como operadores fundamentais para o desenvolvimento da consciência histórica.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

Medeiros, K. E. G., & Regiani, Álvaro R. (2020). Olhares de gênero e interseccionalidade no ensino de História: reflexões sobre a historicização da diferença nos processos de educação histórica. Fronteiras, 22(39), 33–49. https://doi.org/10.30612/frh.v22i39.12568

Edição

Seção

DOSSIÊ 17: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA