Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS

Autores

  • Eliane Gonçalves Batista Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Maria de Lourdes dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Educação tardia. Instituições escolares. Memória.

Resumo

Este artigo buscou apontar como tem se dado a oferta e a procura por vagas na Educação de Jovens e Adultos nas séries iniciais do ensino fundamental (fases 1 e 2) na escola Clarice Bastos Rosa na cidade de Dourados-MS. Utilizou-se a metodologia de pesquisa exploratória, com pesquisa de campo, de natureza qualitativa. Após levantamento das escolas municipais que oferecem esta modalidade de ensino, junto a órgãos governamentais como a Secretaria de Educação Municipal (SEMED), foi realizada a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores, professores, coordenadores das escolas, com os responsáveis pela área/modalidade na SEMED e com um conjunto de alunos que frequentam esta modalidade de ensino. O referencial teórico foi constituído a partir de autores como DI PIERRO et. al. (2001), REZENDE (2008), HADDAD (1997), SOARES (2005 e 2006), ARROYO (2001), GADOTTI e ROMÃO (2000) dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Gonçalves Batista, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduada em pedagogia pela Faculdade de Educação-FAED, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD.

Maria de Lourdes dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduada e mestre em história, doutora em Sociologia; professora adjunta da FAED/UFGD.

Downloads

Publicado

2016-05-13

Como Citar

Batista, E. G., & Santos, M. de L. dos. (2016). Oferta e demanda por vagas na educação de jovens e adultos na primeira e na segunda fase na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa de Dourados-MS. Horizontes - Revista De Educação, 2(4), 82–95. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/4433

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo