Educação ambiental nos livros didáticos: região da grande Dourados-MS (1979-2002)
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Livros Didáticos. História das Disciplinas Escolares.Resumo
O trabalho objetiva analisar como as questões ambientais são abordadas nos livros didáticos utilizados na região de Dourados no Estado de Mato Grosso do Sul entre 1979 e 2002, contribuindo assim para a história das disciplinas escolares (CHERVEL, 1990) na região. Foram selecionadas vinte obras de quatro disciplinas diferentes: Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências, sendo cinco títulos de cada disciplina. As metodologias utilizadas foram a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e a Amostragem (VIEIRA, 2008). Com os resultados da pesquisa, podemos perceber que a discussão sobre as questões ambientais nos livros didáticos são mais frequentes hoje que em tempos anteriores, porém, o tema não foi abordado de forma crescente, ou seja, a questão ambiental não apresentou um crescimento gradual a cada década nos livros analisados. Concluímos que a educação ambiental é apresentada nos livros didáticos de forma aleatória durante o período investigado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).