Cantigas de roda e brincadeiras cantadas: o lúdico e sua contribuição para educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8080

Palabras clave:

Ludicidade. Práticas Corporais. Aprendizado. Âmbito Escolar.

Resumen

Esta pesquisa trata das contribuições de dois tipos de práticas corporais, ‘cantigas de roda’ e ‘brincadeiras cantadas’. O objetivo geral do estudo foi relatar as contribuições destas práticas na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: caracterizar a infância, o nível de ensino voltado para a infância e as indicações de conteúdos caracterizados como práticas corporais. O estudo foi problematizado com a seguinte pergunta: Quais contribuições tais práticas corporais proporcionam à formação da criança no nível de escolaridade da Educação Infantil, nos aspectos social, motriz e afetivo? O referencial teórico foi obtido em: Bréscia (2003), Queiroz (2006) e Gallahue e Donnely (2008). O estudo foi de caráter bibliográfico. A metodologia seguiu os seguintes passos: a) escolha do tema motivado pela atuação da acadêmica com o nível de ensino da Educação Infantil; b) seleção dos autores de referência; c) elaboração do projeto e pesquisa bibliográfica; d) escrita do texto.

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Publicado

2018-12-19

Cómo citar

Goncalves, M., & Vinha, M. (2018). Cantigas de roda e brincadeiras cantadas: o lúdico e sua contribuição para educação infantil. Horizontes - Revista De Educação, 6(11), 73–85. https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8080

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo