Cantigas de roda e brincadeiras cantadas: o lúdico e sua contribuição para educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8080Palabras clave:
Ludicidade. Práticas Corporais. Aprendizado. Âmbito Escolar.Resumen
Esta pesquisa trata das contribuições de dois tipos de práticas corporais, ‘cantigas de roda’ e ‘brincadeiras cantadas’. O objetivo geral do estudo foi relatar as contribuições destas práticas na Educação Infantil. Os objetivos específicos foram: caracterizar a infância, o nível de ensino voltado para a infância e as indicações de conteúdos caracterizados como práticas corporais. O estudo foi problematizado com a seguinte pergunta: Quais contribuições tais práticas corporais proporcionam à formação da criança no nível de escolaridade da Educação Infantil, nos aspectos social, motriz e afetivo? O referencial teórico foi obtido em: Bréscia (2003), Queiroz (2006) e Gallahue e Donnely (2008). O estudo foi de caráter bibliográfico. A metodologia seguiu os seguintes passos: a) escolha do tema motivado pela atuação da acadêmica com o nível de ensino da Educação Infantil; b) seleção dos autores de referência; c) elaboração do projeto e pesquisa bibliográfica; d) escrita do texto.Descargas
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