A contribuição do jogo tradicional de tabuleiro no contexto escolar
Palavras-chave:
Educação Física Escolar. Jogo de Tabuleiro.Resumo
O estudo teve por objetivo levantar diferentes formas de jogar utilizando tabuleiro, com vistas a contribuir como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar. Os objetivos específicos foram: organizar um acervo de jogos de tabuleiros obtidos em fontes on-line, sistematizar os referidos jogos de acordo com as particularidades e semelhanças na forma de jogar, e sugerir procedimentos para a inserção dos jogos como conteúdo da Educação Física Escolar. A pesquisa foi bibliográfica e descritiva. A metodologia foi pautada na exploração de leituras e estipulação de um quantitativo de 6 tipos de jogos de tabuleiros. O referencial teórico foi pautado nos documentos: Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas; Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais, Dicionário de Educação Física, Desporto e Saúde. Nas considerações finais apontamos modos de jogar e propostas para encaminhamento nas aulas de Educação Física.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).