Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira

Autores/as

  • Viviane Cristina de Souza Escola Municipal Clarice Bastos Rosa Secretaria Municipal de Educação de Dourados - MS
  • Giselle Cristina Martins Real Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Marianne Pereira de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8026

Palabras clave:

Política Educacional. Educação Superior. Educação transfronteira.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo identificar os motivos que levam estudantes brasileiros a ingressarem em instituições de educação superior na Bolívia e está vinculado à pesquisa intitulada “Expansão e qualidade da educação superior na fronteira: efeitos e impactos do MERCOSUL”. A importância da investigação se justifica pelo crescente número de solicitações de revalidação de títulos oriundos de instituições de educação superior bolivianas, o que explicita influência de políticas supranacionais e/ou internacionais no contexto brasileiro. A questão norteadora da pesquisa pode ser assim sintetizada: Quais motivos levam jovens brasileiros a estudarem em instituições de educação superior bolivianas? Para respondê-la, foram adotados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e a entrevista. Os dados da pesquisa permitiram inferir que a proximidade geográfica e as condições socioeconômicas foram os principais motivos dos entrevistados estudarem em instituições bolivianas.

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Biografía del autor/a

Viviane Cristina de Souza, Escola Municipal Clarice Bastos Rosa Secretaria Municipal de Educação de Dourados - MS

Pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Orientadora.  Pós-Doutora em Educação pelo PNPD/CAPES. Docente da Graduação e da Pós-Graduação da UFGD.

Marianne Pereira de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Co-Orientadora. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados.

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Publicado

2018-12-19

Cómo citar

Souza, V. C. de, Real, G. C. M., & Souza, M. P. de. (2018). Brasileiros na Bolívia: identificando motivos da educação transfronteira. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 6(11), 126–138. https://doi.org/10.30612/hre.v6i11.8026

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo