A organização de uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa no Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Débora de Lima Velho Junges Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Palabras clave:

Classe multisseriada. Educação do campo. Organização pedagógica.

Resumen

Dados do Censo Escolar de 2011 informam que cerca de um milhão de alunos brasileiros estudavam em classes multisseriadas de escolas do campo. Entretanto, conforme levantamento do INEP (2007), a qualidade da educação dessas escolas não é a esperada pelos órgãos públicos de gestão. Para compreender como é organizada, do ponto de vista pedagógico, uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa do MEC, foram observadas aulas e realizadas entrevistas com uma professora de escola do campo do município de Novo Hamburgo/RS. As ferramentas teóricas do estudo estão vinculadas com as teorizações sobre poder de Michel Foucault. Quando da análise do material empírico a respeito da distribuição do tempo, do espaço e dos conteúdos estudados na classe multisseriada, foi possível perceber a existência de movimentos de contraconduta por parte da professora, que não se submeteu ao que era indicado pelo programa oficial do governo.

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Biografía del autor/a

Débora de Lima Velho Junges, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutoranda e Mestra em Educação pela Unisinos. Licenciada em Matemática pela Unisinos.

Publicado

2014-12-18

Cómo citar

Junges, D. de L. V. (2014). A organização de uma classe multisseriada inserida no Programa Escola Ativa no Rio Grande do Sul. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(3), 9–22. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/2736

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo