Organização e funcionamento das classes hospitalares: uma prerrogativa da Educação Especial?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11574

Palavras-chave:

Modalidades de Educação Especial, Classe Especial Hospitalar, Ensino Hospitalar.

Resumo

Este trabalho objetiva, na interface das áreas da Educação e da Saúde, compreender a organização e o funcionamento das classes hospitalares, bem como a definição dos estudantes/pacientes destinados a este serviço, alocado sob a competência da Educação Especial. Metodologicamente, a pesquisa define-se como um estudo documental e bibliográfico, operacionalizado por meio de seleção de fontes, leituras e fichamentos. A classe hospitalar  é conceituada como espaço destinado ao apoio pedagógico educacional aos alunos matriculados na Educação Básica e que se encontram hospitalizados. Este serviço consta no rol de atendimentos da Educação Especial por abranger necessidades específicas e educacionais especiais durante o período de hospitalização, visando o acesso aos conteúdos curriculares, de modo que o estudante possa retornar ao processo regular de escolarização.

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Biografia do Autor

Andreia Pires Dias Claro, Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REEMS)

Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Especialista em Libras e Educação Especial pelo Grupo Rhema Educação. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Técnica em Enfermagem pela Vital Brasil Dourados.

Eduardo Adão Ribeiro, Faculdade Anhanguera de Dourados

Professor da Faculdade Anhanguera de Dourados. Advogado. Mestre em Fronteiras e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Grande Dourados. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutor e Mestre em Educação pela UFGD. Especialista em Educação, Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Claro, A. P. D., Ribeiro, E. A., & Nozu, W. C. S. (2020). Organização e funcionamento das classes hospitalares: uma prerrogativa da Educação Especial?. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 8(15), 293–309. https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.11574

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo