Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP

Autores/as

  • Josenildo de Jesus Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)
  • Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) http://orcid.org/0000-0002-5410-2374

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12973

Palabras clave:

Gestão Escolar. Formação Continuada. Política Educacional.

Resumen

Esta pesquisa foi desenvolvida no município de Regente Feijó-SP tendo como objeto de estudo as Políticas Educacionais para formação continuada de diretoras escolares. O objetivo foi analisar em que medida as atividades de formação continuada, oferecidas às gestoras do município, corresponderam às suas necessidades formativas. Neste estudo, de abordagem qualitativa descritivo-explicativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete diretoras (permaneceram mais tempo na função, no período de 2009 a 2018). As transcrições foram problematizadas por meio do diálogo com literaturas que tenham interface ou assumam o materialismo histórico-dialético como base. O estudo demonstrou que o município de Regente Feijó realizou políticas de formação para as diretoras, mas que prevaleceu um caráter fragmentado de ações e a quase inexistência de consulta às gestoras sobre suas necessidades formativas. Ainda assim, elas valorizaram a formação, numa constante luta por melhoria das condições de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josenildo de Jesus, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atualmente, é professor de educação básica do município de Cristalina-GO.

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Professor Titular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente-SP. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM)/Departamento de Ciências do Movimento Humano e Programa de Pós-Graduação em Educação; Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)/Programa de Pós-Graduação em Educação.

Citas

BACZINSKI, Alexandra Vanessa de Moura; COMAR, Sueli Ribeiro A educação brasileira: perspectivas para a formação omnilateral em tempos de capitalismo. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 16, n. 2, p. 79-92, abr./jun. 2019. Disponível em: http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3049. Acesso em: 05 nov. 2020.

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; MOURA, Gabriella Garcia. Gestão democrática na escola: as impressões dos participantes do programa Progestão. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, UFSCar, v. 4, n. 2, p. 111-125, nov. 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/127074/ISSN1982-7199-2010-04-02-111-125.pdf?sequence=1. Acesso em: 14 mar. 2020.

CRUZETTA, Danieli D’ Aguiar; SOUZA, Ângelo Ricardo de. As formas de escolha dos diretores das escolas de educação infantil nas redes municipais das capitais brasileiras. Revista

@mbienteeducação, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 138-154, set./dez 2020. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/viewFile/956/779. Acesso em: 07 nov. 2020.

DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini; MORELATTI, Maria Raquel Miotto; FÜRKOTTER, Monica; MENDONÇA, Naiara Costa Gomes de; LIMA, Vanda Moreira Machado; LEITE, Yoshie Ussami Ferrari . Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para formação de professores crítico-reflexivos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

DUARTE, Newton; SAVIANI, Demerval. Entrevista com o professor Dermeval Saviani "Pedagogia Histórico-Crítica na atualidade". Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 16, n. 2, p. 4-12. Disponível em: http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3121. Acesso em: 08 nov. 2020. https://doi.org/10.5747/ch.v16i2.3121

EVANGELISTA, Olinda; SHIROMA, Eneida Oto. Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: contribuições do marxismo. In: CÊA, Georgia Sobreira; RUMMERT, Sonia Maria; GONÇALVES, Leonardo Dorneles (Orgs.). Trabalho e educação: interlocuções marxistas. Rio Grande: Editora da FURG, 2019. p. 83-120.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Regente Feijó. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/regente-feijo/panorama. Acesso em: 15 abr. 2020.

JESUS, Saul Neves de. Psicologia da educação. Coimbra: Quarteto, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MARIN, Alda Junqueira. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos Cedes, Campinas, v. 36, p. 13-20, 1995.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. São Paulo: Editora Vozes, 2008.

PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PARENTE, Juliano Mota. Gestão escolar no contexto gerencialista: o papel do diretor escolar. Roteiro, Joaçaba, v. 42, n. 2, p. 259-280, maio./ago. 2017. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/12535. Acesso em: 07 nov. 2020.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1998.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez,

PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, p. 763-778, 2010.

POLI, Luzenir; LAGARES, Rosilene. Dilemas da gestão democrática da educação frente ao contexto da Nova Gestão Pública. RBPAE , v. 33, n. 3, p. 835 - 849, set./dez. 2017.

VIOTTO FILHO, Irineu Aliprando Tuim; PONCE, Rosiane de Fátima. Psicologia e Pedagogia: uma relação crítica e dialética no interior da escola pública. In: VIOTTO FILHO, Irineu Aliprando Tuim; RODRIGUES, Silvia Adriana. Educação e formação humana: interlocuções críticas e dialéticas. Curitiba: CRV, 2015. p. 17-30.

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Jesus, J. de, Di Giorgi, C. A. G., & Francisco, M. V. (2020). Políticas educacionais para formação continuada de diretoras escolares do município de Regente Feijó-SP. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–17. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.12973

Número

Sección

Artigos Fluxo Contínuo