Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido

Authors

  • Jaqueline Areco de Queiroz Instituto Educacional Wings Educação Infantil
  • Giana Amaral Yamin Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) https://orcid.org/0000-0003-0422-5349
  • Juliane Ferreira Vieira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13110

Keywords:

Prática de Leitura. Vozes das crianças. Práticas Pedagógicas.

Abstract

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que envolveu crianças do Quinto Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS). O estudo desocultou a avaliação dos alunos a respeito das vivências das quais participaram no âmbito da biblioteca da sua escola e que foram protagonizadas por profesoras em formação do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Para atingir aos objetivos, primeiramente, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da contribuição da biblioteca escolar para a formação do sujeito leitor e, também, de estudos ligados à Sociologia da Infância. Posteriormente, os alunos foram convidados a avaliar os projetos, ocorridos no ano de 2016 no espaço da biblioteca – voltados a atividades de literatura em diálogo com múltiplas linguagens. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário. Os dados coletados revelaram que as crianças aprovaram as atividades da biblioteca. Elas acreditam que aprenderam a ler melhor, que se interessaram por histórias, que conheceram novas obras e, ainda, apontaram como o melhor projeto desenvolvido pelas estudantes da UEMS o “Histórias de Assustar”. A pesquisa comprovou que as ações desenvolvidas pelo curso de Pedagogia UEMS atingiram aos seus objetivos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jaqueline Areco de Queiroz, Instituto Educacional Wings Educação Infantil

Docente do Instituto Educacional Wings Educação Infantil.

Giana Amaral Yamin, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Docente do Curso de Pedagogia UEMS. Unidade de Dourados.

Juliane Ferreira Vieira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Docente do Curso de Letras da UEMS. Unidade de Dourados.

References

CAMPELLO, Bernadete. Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Sociologia da Infância: pesquisa com crianças. Educação e Sociedade. Campinas, v.26, n.91, p. 351-360, mai/ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a02v2691.pdf. Acesso em: 05 de Maio. 2017.

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Infância, Pesquisa e Relatos Orais. In: FARIA, Ana Lúcia Golart de; DERMARTINI, Zelia de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias. Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 2 ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2005.

GOBBI, Márcia. Múltiplas linguagens de meninos e meninas no cotidiano da Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6678-multiplaslinguagens&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 26 de Agosto de 2017.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.

KRAMER, Sonia. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão de crianças de seis anos de idade. Brasília, DF: MEC, 2007. p. 13-24.

LAGO, Ângela. Sete histórias para sacudir o esqueleto: São Paulo, Companhia das Letrinhas, 2002.

RHODEN, Sandra Mara. A pesquisa com crianças: a criança como sujeito de pesquisa. In: 23º Seminário Nacional de Arte e Educação, 2012, Montenegro. Arte: mediações, compartilhamentos, interações, 2012. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/11. Acesso em: 05 de Maio de 2017.

PORTIS, Antoinette. Não é uma caixa. Brasil: Cosac Naify, 2012.

RODRIGUES, Silvia Adriana; BORGES, Tammi Flavie Peres; SILVA, Ana Maria Santana da. Com olhos de criança: a metodologia de pesquisa com crianças pequenas no cenário brasileiro. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 2, p. 270-290, maio/ago. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.3188. Acesso em: 05 de Maio de 2017.

SILVA, Fátima Soares da; LEAL, Telma Ferraz. É em grupo ou individual professor? A prática do trabalho em grupo no Centro de Educação da UFPE sob duas óticas: docente e discente 2006 (Artigo de divulgação científica). Disponível em: http://www.fundaj.gov.br/geral/educacao_foco/fatima_soares.pdf. Acesso em: 05 de Maio de 2017.

SOUZA, Renata Junqueira de. Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas, SP: Mercado das letras, 2009.

TULLET, Herve. O livro com um buraco. Brasil: Cosac Naify, 2014.

VYGOTSKY. L.S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Disponível em: https://producoeseconhecimentos.files.wordpress.com/2015/08/5-vygotsky-interecao-entre-aprendizado-e-desenvolvimento-1.pdf. Acesso em: 05 de Maio de 2017.

Published

2020-12-18

How to Cite

Queiroz, J. A. de, Yamin, G. A., & Vieira, J. F. (2020). Projetos de leitura na biblioteca escolar: o que dizem as crianças sobre o vivido. Horizontes - Revista De Educação, 9(16), 1–12. https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13110

Issue

Section

Dossier - What can Education in the current context? Financing, Planning and Social Quality