A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores
Palavras-chave:
Leitura Literária. Formação de Leitores. Formação de professores.Resumo
O artigo analisa concepções de leitura e de literatura que circulam na escola, na academia e nos Parâmetros Curriculares Nacionais com o objetivo de situar a leitura literária como objeto histórico e prática social que deve ser ensinado desde a escola de educação infantil ao ensino superior. Apontando o processo de escolarização da leitura, o estudo evidencia a necessidade de a escola brasileira enfrentar o desafio de formar professores que sejam bons leitores para aproximar os alunos da leitura literária.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).