Formação continuada de professores de matemática: um relato de experiência sobre o projeto PAPMEM
DOI:
https://doi.org/10.30612/hre.v8i15.10189Palavras-chave:
Aperfeiçoamento de professores. Ensino Médio. Ensino de Matemática.Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência do Projeto de Extensão Programa de Aperfeiçoamento para Professores do Ensino Médio (PAPMEM), que teve como público-alvo, os professores de matemática da rede e estudantes do curso de Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados. O objetivo do projeto foi oferecer uma formação continuada aos professores afim de promover uma integração com os estudantes, proporcionando aperfeiçoamento e reflexões nas práticas diárias. O projeto foi realizado com as apresentações de vídeos gravados das aulas ministradas pelos professores do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e contextualizados com as oficinas de exercícios. E foi avaliado a partir de uma prova elaborada pelos professores do IMPA, e um questionário local. Percebeu-se que o projeto fomentou discussões sobre novas metodologias de ensino, permitindo aos professores novas reflexões acerca de sua prática e aos estudantes um olhar diferenciado a respeito dos temas abordados.Downloads
Referências
BRASIL. Lei 9394/96, de 20/12/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, n. 248, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578- publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 20 de julho de 2019.
FIORENTINI, D; CASTRO, F. C. de. Tornando-se professor de matemática: o caso de Allan em prática de ensino e estágio supervisionado. In: D. Fiorentini (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. (p. 121-156). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
GATTI, B.A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37, p. 57-70, 2008. Disponível em http://scielo.com.br. Acesso em 20 de julho de 2019.
LIMA, E. L. et al. Temas e Problemas Elementares. 2 d. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2005.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: A. Nóvoa (Coord.). Os professores e a sua formação. p.15-33. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
SANTOS, E. O. dos. Políticas de formação continuada para os professores da educação básica. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO, São Paulo, 2011. Anais...São Paulo: ANPAE, 2011.
Site do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Recuperado em 09 de abril de 2019 de https://impa.br/ensino/programas-de-formacao/linha-do-tempo-dos-cursos/.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VALENZUELA, S.T.F; GRECCO, A. M.V.; SOUZA, R.S.de O. O Uso de Software na Prática Pedagógica dos Professores de Matemática: Relato de Experiência. Revista de Educação. Vol. XII, N.º 13, Anhanguera Educacional S.A, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).