Formação de professores e inclusão educacional na Universidade Católica de Maule

Autores

  • Juan Cornejo Espejo Universidade Católica de Maule

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9047

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Formação de professores. Chile.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada em base a uma encuesta com escala Likert aplicada aos formadores de formadores da UCM. Os acadêmicos interrogados foram consultados a respeito de suas percepções e atitudes em relação à inclusão educativa, com o propósito de conhecer suas ideias em torno do tema, as vinculações que estabelecem entre NEE e incluso. o reconhecimento de outros grupos objeto de exclusão e/ou discriminação nos sistemas escolares, os nodos críticos que supõe a atenção de alguns destes grupos e as possibilidades de formação que oferece a Universidade neste campo. As principais descobertas mostram que conquanto as ideias de inclusão se foram progressivamente ampliando, os estudantes de pedagogias ainda não têm as concorrências para implementar projetos inclusivos efetivos.

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Publicado

2018-11-20

Como Citar

ESPEJO, Juan Cornejo. Formação de professores e inclusão educacional na Universidade Católica de Maule. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 89–114, 2018. DOI: 10.30612/eduf.v8i22.9047. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/9047. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR