Educação CTS e formação de professores: dimensões a serem contempladas a partir do modelo crítico-transformador

Autores

  • Nília Oliveira Santos Lacerda Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Roseline Beatriz Strieder Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11015

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação crítica. Perspectiva crítica-transformadora.

Resumo

A educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) constitui-se como necessária e essencial ao processo de escolarização, principalmente, diante das exigências da sociedade contemporânea, marcada pela ciência e tecnologia, e também, por desigualdades e injustiças socioambientais. Por isso, não basta inserir temas sociais ao currículo ou elaborar materiais didáticos, sem que haja mudanças significativas nas concepções e nas práticas dos docentes, assim como reflexões sobre o papel social da escola. Assim, o objetivo deste ensaio é propor dimensões formativas que podem subsidiar ações fundamentadas pela educação CTS, visando o desenvolvimento da autonomia docente em uma perspectiva crítico-transformadora. Para tanto, utilizamos os princípios defendidos por José Contreras e Paulo Freire, articulando-os aos pressupostos da Educação CTS, que envolvem as dimensões de princípios e valores, responsabilidade social e exigências profissionais. Entendemos que a apropriação e a incorporação de uma orientação CTS mais crítica, nos cursos de formação de professores, pode contribuir para a construção da autonomia, sobretudo, quando as dimensões forem trabalhadas em uma perspectiva crítica-transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

LACERDA, Nília Oliveira Santos; STRIEDER, Roseline Beatriz. Educação CTS e formação de professores: dimensões a serem contempladas a partir do modelo crítico-transformador. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 110–126, 2019. DOI: 10.30612/eduf.v9i25.11015. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/educacao/article/view/11015. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ “EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: DIÁLOGOS E CAMINHOS PARA A INTER E A TRANSDISCIPLINARIDADE"