Percepções de Pessoas com TEA sobre Tecnologias Assistivas nos Estudos e o Potencial da Visão Computacional

Autores/as

Palabras clave:

Transtorno do Espectro Autista, Tecnologias Assistivas, Visão Computacional

Resumen

Este estudo investigou as percepções de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre o uso de tecnologias assistivas em contextos de estudo e o potencial de aplicação da visão computacional nesses recursos. Teve como objetivo compreender como as pessoas autistas utilizam e percebem essas tecnologias, identificando preferências e desafios para o desenvolvimento de soluções mais inclusivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito adultos autistas, analisadas por categorias temáticas. Os resultados indicam preferência por ferramentas personalizáveis, críticas a barreiras sensoriais e valorização do envolvimento ativo dos usuários no desenvolvimento tecnológico. Conclui-se que a visão computacional apresenta potencial para promover inclusão, desde que guiada por práticas colaborativas e centradas nas necessidades reais das pessoas autistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Taylor de Sousa Aires, Universidade Federal do Ceará

Técnico em Informática pelo Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI - Campus Floriano) e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC - Quixadá).

Rubens Fernandes Nunes, Universidade Federal do Ceará

Professor da Universidade Federal do Ceará, no Campus de Quixadá. Possui doutorado em Ciência da Computação (2006-2012), mestrado em Ciência da Computação (2004-2006) e graduação em Computação (2000-2003) pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Aires, L. T. de S., & Nunes, R. F. (2025). Percepções de Pessoas com TEA sobre Tecnologias Assistivas nos Estudos e o Potencial da Visão Computacional. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20720

Número

Sección

Artigos