Tecnologia Assistiva e Autismo Infantil: proposições pedagógicas a partir de um caso simulado

Authors

Keywords:

Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva

Abstract

Este artigo apresenta uma análise teórica e exploratória sobre a aplicação da tecnologia assistiva na educação infantil, utilizando um estudo de caso hipotético para ilustrar práticas pedagógicas inclusivas. O objetivo é refletir sobre como diferentes tecnologias assistivas podem promover o desenvolvimento integral de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), respeitando sua singularidade e potencial de aprendizagem. A partir de revisão bibliográfica e da investigação de práticas já implementadas em escolas brasileiras, propõe-se a simulação de um ambiente educacional inclusivo, que servirá como base para a elaboração de proposições voltadas ao uso de tecnologias assistivas na educação infantil. Os resultados teóricos indicam que, quando bem integradas, essas tecnologias favorecem autonomia, comunicação e engajamento das crianças. Conclui-se que promover uma cultura inclusiva desde a infância exige políticas públicas, formação docente e colaboração interdisciplinar, reafirmando o direito à educação de qualidade para todos.

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Author Biography

Francisco de Paulo D’Avila Júnior, UFPR

UFPR

Published

2025-08-25

How to Cite

D’Avila Júnior, F. de P. (2025). Tecnologia Assistiva e Autismo Infantil: proposições pedagógicas a partir de um caso simulado. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 177–190. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20551

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Artigos