Percepções de Pessoas com TEA sobre Tecnologias Assistivas nos Estudos e o Potencial da Visão Computacional

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Tecnologias Assistivas, Visão Computacional

Resumo

Este estudo investigou as percepções de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre o uso de tecnologias assistivas em contextos de estudo e o potencial de aplicação da visão computacional nesses recursos. Teve como objetivo compreender como as pessoas autistas utilizam e percebem essas tecnologias, identificando preferências e desafios para o desenvolvimento de soluções mais inclusivas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito adultos autistas, analisadas por categorias temáticas. Os resultados indicam preferência por ferramentas personalizáveis, críticas a barreiras sensoriais e valorização do envolvimento ativo dos usuários no desenvolvimento tecnológico. Conclui-se que a visão computacional apresenta potencial para promover inclusão, desde que guiada por práticas colaborativas e centradas nas necessidades reais das pessoas autistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Taylor de Sousa Aires, Universidade Federal do Ceará

Técnico em Informática pelo Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI - Campus Floriano) e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC - Quixadá).

Rubens Fernandes Nunes, Universidade Federal do Ceará

Professor da Universidade Federal do Ceará, no Campus de Quixadá. Possui doutorado em Ciência da Computação (2006-2012), mestrado em Ciência da Computação (2004-2006) e graduação em Computação (2000-2003) pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

Aires, L. T. de S., & Nunes, R. F. (2025). Percepções de Pessoas com TEA sobre Tecnologias Assistivas nos Estudos e o Potencial da Visão Computacional. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20720

Edição

Seção

Artigos