Educação Aberta e Massive Open Online Courses (MOOCs): caminhos para a democratização do conhecimento

paths to the eemocratization of knowledge

Autores

Palavras-chave:

Educação aberta, MOOCs, Tecnologias da Informação e Comunicação, Compartilha-mento do Conhecimento

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar a origem, a evolução e os princípios orientadores da educação aberta e o uso dos Massive Open Online Courses (MOOCs) para a democratização do acesso ao conhecimento. Realizou-se uma revisão narrativa, abordagem  qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Os MOOCs promovem práticas pedagógicas inovadoras e fortalecem a educação aberta e o compartilhamento do conhecimento. Contudo, seus objetivos demandam análise crítica das suas intenções, pois, embora possam promover maior inclusão, também correm o risco de reforçar lógicas mercantis excludentes. Sugere-se aprofundar investigações empíricas sobre educação aberta com o uso dos MOOCs para democratização da educação em instituições públicas de ensino superior brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lidiane Herculano Graciosa, Universidade Federal do Paraná

Bibliotecária, Universidade Federal do Paraná, Brasil.  Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, Universidade Federal do Paraná, Brasil.  Mestrado em Administração, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Brasil.  Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas, Brasil. 

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular, Departamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Pós-Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Graduação em Ciências Econômicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

Graciosa, M. L. H., & Queiroz, F. C. B. P. (2025). Educação Aberta e Massive Open Online Courses (MOOCs): caminhos para a democratização do conhecimento: paths to the eemocratization of knowledge. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20685

Edição

Seção

Artigos