A Aprendizagem Ubíqua como Perspectiva da Educação Contemporânea Mediada por Tecnologias no Ensino Superior

Autores/as

Palabras clave:

Ubiquidade, Ensino Superior, Tecnologias Digitais

Resumen

Este artículo analiza el aprendizaje ubicuo como un enfoque educativo emergente mediado por tecnologías digitales, particularmente en el contexto de la educación superior. El objetivo es analizar los principales desafíos, beneficios y estrategias asociados a su implementación, con énfasis en el desempeño docente, la inclusión digital y la infraestructura tecnológica. Se trata de una investigación cualitativa, de naturaleza bibliográfica y documental, basada en fuentes nacionales e internacionales. Los resultados indican que, si bien el aprendizaje ubicuo ofrece oportunidades para una enseñanza flexible y una mayor autonomía estudiantil, su implementación en las instituciones de educación superior (IES) brasileñas enfrenta obstáculos relacionados con la desigualdad en el acceso, la falta de formación docente y la ausencia de políticas institucionales estructuradas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Esterfani da Silva Queiroz, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduanda em pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - Maceió.

Júlio César Correia da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), desde 2021, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Pós-Graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e Graduado em Pedagogia-Licenciatura, pela UFAL, desde 2018,. O alagoano e pesquisador Júlio César Correia da Silva iniciou suas incursões universitárias em 2012, realizando atividades acadêmicas de ensino, interdisciplinares e extracurriculares, destacando sua atuação na iniciação científica por meio dos projetos PAINTER, PIBIC e MONITORIA e na Administração Pública de Alagoas e de Maceió a partir de 2015, colaborando para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e para a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), respectivamente. Enquanto se graduava em Pedagogia, recebeu em 2018 o Título de Excelência Acadêmica do CNPq e Capes pela dedicação ao projeto "Recursos Educacionais Abertos na Perspectiva das Autorias Docente e Discente: Análise da Produção Brasileira", vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, projeto que proporcionou intercâmbios com outros países, a exemplo de Portugal e França. Outros destaques da carreira de Júlio, podem ser considerados relevantes, a exemplo de sua aprovação para o curso de Pedagogia da UFAL com a nota máxima de 1.000 pontos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio e posteriormente a aprovação em 1º lugar no Programa de Pós-Graduação em Educação, no entanto a que considera mais relevante para a área de Educação é a publicação científica para a Cátedra da UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade que abordou a "e-Dialogicidade dos Recursos Educacionais Abertos na Formação Cidadã”. Atualmente, Júlio cursa Letras-Inglês pela UFAL, com o objetivo de enriquecer seus conhecimentos na busca do tão sonhado doutorado.

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Queiroz, E. da S., & Silva, J. C. C. da. (2025). A Aprendizagem Ubíqua como Perspectiva da Educação Contemporânea Mediada por Tecnologias no Ensino Superior. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20683

Número

Sección

Artigos