A Aprendizagem Ubíqua como Perspectiva da Educação Contemporânea Mediada por Tecnologias no Ensino Superior
Palavras-chave:
Ubiquidade, Ensino Superior, Tecnologias DigitaisResumo
Este artigo discute a aprendizagem ubíqua como uma abordagem educacional emergente mediada por tecnologias digitais, especialmente no contexto do ensino superior. O objetivo é analisar os principais desafios, benefícios e estratégias associadas à sua implementação, com foco na atuação docente, inclusão digital e infraestrutura tecnológica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, baseada em fontes nacionais e internacionais. Os resultados apontam que, embora a aprendizagem ubíqua ofereça oportunidades para flexibilização do ensino e maior autonomia dos estudantes, sua efetivação nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras enfrenta obstáculos relacionados à desigualdade de acesso, falta de formação docente e ausência de políticas institucionais estruturadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
