A Aprendizagem Ubíqua como Perspectiva da Educação Contemporânea Mediada por Tecnologias no Ensino Superior

Autores

Palavras-chave:

Ubiquidade, Ensino Superior, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo discute a aprendizagem ubíqua como uma abordagem educacional emergente mediada por tecnologias digitais, especialmente no contexto do ensino superior. O objetivo é analisar os principais desafios, benefícios e estratégias associadas à sua implementação, com foco na atuação docente, inclusão digital e infraestrutura tecnológica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, baseada em fontes nacionais e internacionais. Os resultados apontam que, embora a aprendizagem ubíqua ofereça oportunidades para flexibilização do ensino e maior autonomia dos estudantes, sua efetivação nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras enfrenta obstáculos relacionados à desigualdade de acesso, falta de formação docente e ausência de políticas institucionais estruturadas.

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Biografia do Autor

Esterfani da Silva Queiroz, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduanda em pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - Maceió.

Júlio César Correia da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), desde 2021, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Pós-Graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e Graduado em Pedagogia-Licenciatura, pela UFAL, desde 2018,. O alagoano e pesquisador Júlio César Correia da Silva iniciou suas incursões universitárias em 2012, realizando atividades acadêmicas de ensino, interdisciplinares e extracurriculares, destacando sua atuação na iniciação científica por meio dos projetos PAINTER, PIBIC e MONITORIA e na Administração Pública de Alagoas e de Maceió a partir de 2015, colaborando para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e para a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), respectivamente. Enquanto se graduava em Pedagogia, recebeu em 2018 o Título de Excelência Acadêmica do CNPq e Capes pela dedicação ao projeto "Recursos Educacionais Abertos na Perspectiva das Autorias Docente e Discente: Análise da Produção Brasileira", vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, projeto que proporcionou intercâmbios com outros países, a exemplo de Portugal e França. Outros destaques da carreira de Júlio, podem ser considerados relevantes, a exemplo de sua aprovação para o curso de Pedagogia da UFAL com a nota máxima de 1.000 pontos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio e posteriormente a aprovação em 1º lugar no Programa de Pós-Graduação em Educação, no entanto a que considera mais relevante para a área de Educação é a publicação científica para a Cátedra da UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade que abordou a "e-Dialogicidade dos Recursos Educacionais Abertos na Formação Cidadã”. Atualmente, Júlio cursa Letras-Inglês pela UFAL, com o objetivo de enriquecer seus conhecimentos na busca do tão sonhado doutorado.

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Publicado

15-12-2025

Como Citar

Queiroz, E. da S., & Silva, J. C. C. da. (2025). A Aprendizagem Ubíqua como Perspectiva da Educação Contemporânea Mediada por Tecnologias no Ensino Superior. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20683

Edição

Seção

Artigos