A Aprendizagem Ubíqua como Perspectiva da Educação Contemporânea Mediada por Tecnologias no Ensino Superior

Authors

Keywords:

Ubiquidade, Ensino Superior, Tecnologias Digitais

Abstract

This article discusses ubiquitous learning as an emerging educational approach mediated by digital technologies, especially in the context of higher education. The objective is to analyze the main challenges, benefits and strategies associated with its implementation, focusing on teaching performance, digital inclusion and technological infrastructure. This is qualitative research, of bibliographic and documentary nature, based on national and international sources. The results indicate that, although ubiquitous learning offers opportunities for flexible teaching and greater student autonomy, its implementation in Brazilian Higher Education Institutions (HEIs) faces obstacles related to inequality of access, lack of teacher training and absence of structured institutional policies.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Esterfani da Silva Queiroz, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduanda em pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - Maceió.

Júlio César Correia da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), desde 2021, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Pós-Graduado em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e Graduado em Pedagogia-Licenciatura, pela UFAL, desde 2018,. O alagoano e pesquisador Júlio César Correia da Silva iniciou suas incursões universitárias em 2012, realizando atividades acadêmicas de ensino, interdisciplinares e extracurriculares, destacando sua atuação na iniciação científica por meio dos projetos PAINTER, PIBIC e MONITORIA e na Administração Pública de Alagoas e de Maceió a partir de 2015, colaborando para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e para a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), respectivamente. Enquanto se graduava em Pedagogia, recebeu em 2018 o Título de Excelência Acadêmica do CNPq e Capes pela dedicação ao projeto "Recursos Educacionais Abertos na Perspectiva das Autorias Docente e Discente: Análise da Produção Brasileira", vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, projeto que proporcionou intercâmbios com outros países, a exemplo de Portugal e França. Outros destaques da carreira de Júlio, podem ser considerados relevantes, a exemplo de sua aprovação para o curso de Pedagogia da UFAL com a nota máxima de 1.000 pontos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio e posteriormente a aprovação em 1º lugar no Programa de Pós-Graduação em Educação, no entanto a que considera mais relevante para a área de Educação é a publicação científica para a Cátedra da UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade que abordou a "e-Dialogicidade dos Recursos Educacionais Abertos na Formação Cidadã”. Atualmente, Júlio cursa Letras-Inglês pela UFAL, com o objetivo de enriquecer seus conhecimentos na busca do tão sonhado doutorado.

Published

2025-12-15

How to Cite

Queiroz, E. da S., & Silva, J. C. C. da. (2025). A Aprendizagem Ubíqua como Perspectiva da Educação Contemporânea Mediada por Tecnologias no Ensino Superior. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20683

Issue

Section

Artigos