A Aprendizagem Ubíqua como Perspectiva da Educação Contemporânea Mediada por Tecnologias no Ensino Superior
Keywords:
Ubiquidade, Ensino Superior, Tecnologias DigitaisAbstract
This article discusses ubiquitous learning as an emerging educational approach mediated by digital technologies, especially in the context of higher education. The objective is to analyze the main challenges, benefits and strategies associated with its implementation, focusing on teaching performance, digital inclusion and technological infrastructure. This is qualitative research, of bibliographic and documentary nature, based on national and international sources. The results indicate that, although ubiquitous learning offers opportunities for flexible teaching and greater student autonomy, its implementation in Brazilian Higher Education Institutions (HEIs) faces obstacles related to inequality of access, lack of teacher training and absence of structured institutional policies.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
