A Educomunicação Integrada ao Ensino de Literatura: uma revisão sistemática da literatura

Autores/as

Palabras clave:

Educomunicação, Ensino de literatura, Revisão sistemática de literatura

Resumen

Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura dos últimos cinco anos sobre a integração entre educomunicação e o ensino de literatura, com o objetivo de identificar as principais pesquisas que abordam os conceitos, recursos e contribuições dessa abordagem. A educomunicação, que combina práticas educacionais e técnicas de comunicação, ao ser aplicada ao ensino de literatura, contribui para a criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, crítico e participativo. Os resultados mostram que a utilização de práticas educomunicativas, especialmente por meio de recursos digitais como podcasts e séries de televisão, tem se mostrado eficaz no engajamento dos alunos e na promoção de novas perspectivas, favorecendo o desenvolvimento do letramento literário e incentivando tanto a leitura crítica quanto a produção multimodal de conteúdos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aldriana Aparecida de Almeida Favero, UFSM

UFSM

Andrea Ad Reginatto, UFSM

UFSM

Publicado

2025-08-25

Cómo citar

Favero, A. A. de A., & Reginatto, A. A. (2025). A Educomunicação Integrada ao Ensino de Literatura: uma revisão sistemática da literatura. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 73–83. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20525

Número

Sección

Artigos