Olhares de Norbert Elias: inclusão escolar do aluno surdo
DOI:
https://doi.org/10.30612/eadtde.v5i7.6817Keywords:
Aluno surdo. Inclusão.Abstract
O presente trabalho objetiva relacionar as teorias de Norbert Elias estudadas durante as aulas da disciplina Educação, Diversidade e Identidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) - Mestrado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com a vivência dos alunos surdos em escolas comuns. Elias fala sobre a balança de poder, figuração interdependências entre as pessoas, que estão sempre em movimento, figurando as pessoas como estabelecidas em certos momentos, já em outro como outsiders. Os alunos surdos nas escolas comuns inúmeras vezes se encontram como outsiders por conta de sua língua, porém não permanecem nessa figuração se estiverem em uma escola direcionada para a educação de surdos como o INES.Downloads
References
CASTRO, R. G. Libras: uma ponte para comunicação entre pais ouvintes e filhos surdos. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial Infantil e Fundamental). Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1999.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
_______________.civilização dos pais. Revista Sociedade e Estado. Vol. 27, Número 3, p. 469-493, setembro/dezembro Rio de Janeiro, 2012.
_____________.Escritos & Ensaios: 1 estado, processo, opinião pública v. 1, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
ELIAS, N.; SCOTSON, J. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
FRIAS, E. M. A. Inclusão escolar do aluno com necessidades educativas especiais: contribuições ao professor do Ensino Regular. Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1462-8.pdf Acesso em: 24/07/2016.
Instituto Nacional de Educação de Surdos. Conheça o INES. Disponível em: http://www.ines.gov.br/conheca-o-ines Acesso em: 23/07/2016
PERLIN, Gladis; STROBEL, Karen. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. Dissertação de mestrado em fase de elaboração, na área de educação GES/UFSC, 2006.
Gonçalves, Humberto Bueno, Festa, Priscila Soares Vidal. Metodologia do professor no ensino de alunos surdos. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades OPET. Dezembro, 2013. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revistapedagogia/pdf/n6/ARTIGO-PRISCILA.pdf Acesso em 23/07/206.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.