O Uso das Tecnologias no Processo de Ensino de Língua Inglesa pelos Professores Formados pelo Programa Pró-licenciatura

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologias de Informação e de Comunicação, Educação Aberta e a Distância, Programa Pró-Licenciatura, Ensino de inglês

Resumen

As tecnologias ainda não são plenamente integradas como ferramentas mediadoras nas salas de aula. Este estudo pretende investigar: como os docentes que se formaram por meio da Educação Aberta e a Distância no curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD), no período de 2012/2013, utilizam as tecnologias no processo de ensino do idioma nos dias atuais? São objetivos: analisar o Plano Pedagógico de Curso da Licenciatura em Letras – Inglês e a matriz curricular; selecionar docentes graduados em 2012/2013 que utilizam as tecnologias como mediadoras para o ensino do idioma; verificar de que forma as tecnologias são utilizadas pelos sujeitos para o ensino de inglês e elaborar um guia com sugestão de ações e tecnologias a serem implementadas em sala de aula nos dias atuais. A pesquisa, de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, se caracteriza como estudo de caso, com base na análise de conteúdo. Como resultado, foi elaborado um guia com sugestões de ferramentas e aplicativos para o uso pedagógico das tecnologias em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Camila Garcia de Oliveira, IFRS

IFRS

Lizandra Brasil Estabel, IFRS - UFRS

IFRS - UFRS

Publicado

2025-08-25

Cómo citar

Oliveira, L. C. G. de, & Estabel, L. B. (2025). O Uso das Tecnologias no Processo de Ensino de Língua Inglesa pelos Professores Formados pelo Programa Pró-licenciatura. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(19), 84–98. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20526

Número

Sección

Artigos