Interatividade no fórum: possibilidade de aprendizagem colaborativa
Keywords:
Interactivity. Forum. Virtual learning environment. Collaborative learning.Abstract
This paper emphasizes the importance of interaction among subjects through the forum in the Moodle learning environment that enables collaborative learning as they build their knowledge from the exchange of individual knowledge. Considering that with distance education trough the Internet began to reflect more about the interaction mediated by technological tools in a virtual environment, we present concepts of the terms interaction and interactivity, virtual learning environment Moodle and forum features. The aim is to also conceptualize collaborative learning, considering that its base is the exchange and interaction among the people involved, highlighting two theories which it is based, although there are other theories that contribute to the understanding of collaborative learning: the theory of Piaget and Vygotsky, because they have as a basis constructivist and interactionist principles witch give greater support to collaborative learning environments, Finally, it suggests some considerations about the interaction through the AVA forum, which can be promoter vehicle of collaborative learning in distance education.Downloads
References
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In. SILVA, Marco (org). Educação online. 3ª edição. São Paulo: Loyola, 2011.
COLL, César. Piaget, o construtivismo e a educação escolar: onde está o fio condutor? Porto Alegre: ArtMed, 1997.
GARNIER, C.; BEDNARZ, N. ULANOVSKAYA, I. Após Vygotsky e Piaget: perspectiva social e construtivista. Escolas russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
HOUAISS, A; VILLAR, M. S. Dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
IRALA, Esrom Adriano Freitas; TORRES, Patrícia Lupion. O uso do AMANDA como ferramenta de apoio a uma proposta de aprendizagem colaborativa para a língua inglesa. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/172-TC-D4.htm
Acesso em: 05/05/2015.
LIMA, M. C. A; VIEIRA, A. A. S. Escrita colaborativa na internet: a plataforma wiki. In: ANAIS DO III CELLMS, IV EPGL e I EPPGL. Dourados, 2007. s/p.
MOODLE. In: Moodle: o software de código aberto para aprendizado colaborativo. Disponível em: http://www.moodle.org. Acesso em: 16 abr. 2015.
MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sóciohistórico. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2010. Coleção Pensamento e Ação na Sala de Aula.
PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Estimulando a aprendizagem colaborativa. In: Construindo Comunidades de Aprendizagem no Ciberespaço: estratégias eficientes para salas de
aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PEREIRA et. al. In: MACIAL, Cristiano (org). Ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: Editora da Universidade Federal do Mato Grosso,
ROSA, S. S. da. Construtivismo e mudança. São Paulo: Cortez, 2000. 7. ed. Coleção Questões da Nossa Época. v. 29.
ROSSATO, Maristela, RAMOS, Wilsa Maria, MACIEL, Diva Maria Albuquerque. Subjetividade e interação nos fóruns online: Reflexões sobre a Permanência em Educação a Distância. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n.2, p. 399 - 429, jul./dez. 2013.
SANTOS, Edméa Oliveira dos. Articulação de saberes na EAD online. Por uma rede interdisciplinar e interativa de conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem. In. SILVA, Marco (org). Educação online. 3ª edição. São Paulo: Loyola, 2011.
SILVA, Nadja Naira Salgueiro. Aprendizagem colaborativa em um curso on-line de pósgraduação: a perspectiva dos alunos. Disponível em:
http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/258/181. Acesso em: 16 abr. 2015.
SOUZA, Patricia Cristiane de. Aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem. In: MACIAL, Cristiano (org). Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Cuiabá: Editora da Universidade Federal do Mato Grosso, 2012.
TORRES, Patrícia Lupion. Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Tubarão: Ed. Unisul, 2004.
VALLIN, Celso. Educação a distância e Paulo Freire. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e Distância. v. 13. p. 37-56, São Paulo, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.