Considerações sobre um Desafio de Robótica Fazendo Uso de um Simulador

Autores

Palavras-chave:

Robótica Educacional, Simulador, Open Roberta Lab

Resumo

 Este trabalho apresenta uma experiência voltada ao uso de simuladores no ensino de robótica para alunos da educação básica, evidenciando sua eficácia como estratégia para aproximar jovens do aprendizado tecnológico de forma acessível e envolvente. Por meio da plataforma Open Roberta Lab, os alunos tiveram a oportunidade de explorar conceitos de programação e automação, desenvolvendo o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. As atividades práticas contribuíram para a compreensão da programação de um robô, a partir da experimentação e do erro, ao mesmo tempo em que favoreceram o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como cooperação, persistência e autoconfiança. Além de ampliar o acesso à robótica sem a necessidade de kits físicos, o uso de simuladores contribui para a consolidação de competências digitais e desperta o interesse por áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática, fortalecendo, assim, a formação integral dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Holz, UPF - Universidade de Passo Fundo

Formamada no Técnico em Informática pelo IFRS(Instituto Federal do Rio Grande do Sul), e acadêmica no curso de graduação de Ciência da Computação na UPF.

Marco Antonio Sandini Trentin, UPF - Universidade de Passo Fundo

Doutor em Informática na Educação (UFRGS); professor da UPF, do programa de pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do programa de Computação Aplicada.

Downloads

Publicado

15-12-2025

Como Citar

Holz, J., & Trentin, M. A. S. (2025). Considerações sobre um Desafio de Robótica Fazendo Uso de um Simulador. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(20). Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20741

Edição

Seção

Relatos de experiência