Os Desafios do Uso das Tecnologias Informacionais em Rede no Ensino Superior Público em Tempos de Pandemia

Autores/as

Palabras clave:

Crise Sanitária, Isolamento Obrigatório, Métodos de Ensino Digital

Resumen

O presente artigo versa sobre os desafios do uso das tecnologias informacionais em rede no ensino superior em tempos de pandemia. O objetivo principal é investigar os métodos de ensino digital, com base no uso de tecnologias educacionais em rede que tornam o acesso à educação possível em ambientes em que o contato presencial não pode ocorrer, bem como a problemática em um ambiente de crise sanitária e econômica em um país que enfrenta um grau de exclusão digital acentuado. Questiona-se: em que medida as metodologias de ensino de tecnologias educacionais em rede podem ser eficazes para melhor processo de ensino e de aprendizagem durante o ensino remoto? A presente pesquisa irá adotar uma abordagem dialética, partindo da tese das metodologias tradicionais em confronto com a antítese do ensino livre, plural e qualificado que as TICs permitem, de onde deverá ser extraída a síntese de que apenas o ensino em rede pode ser eficaz para reduzir a falta de acesso à educação num período de isolamento obrigatório, seja por qual motivo este exigir o mesmo. Como resultados constatou-se na presente pesquisa que as metodologias em rede possibilitam um avanço na acessibilidade, na interação e na qualidade dos educandos, descortinando aos educadores novas possibilidades, mas que exigem uma adaptação aos novos desafios.

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Biografía del autor/a

Liana Silva de Araujo , UFSM

UFSM

Publicado

2025-04-21

Cómo citar

Silva de Araujo , L. (2025). Os Desafios do Uso das Tecnologias Informacionais em Rede no Ensino Superior Público em Tempos de Pandemia. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 13(18), 207–224. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/ead/article/view/20053

Número

Sección

Artigos