Os Desafios do Uso das Tecnologias Informacionais em Rede no Ensino Superior Público em Tempos de Pandemia
Keywords:
Crise Sanitária, Isolamento Obrigatório, Métodos de Ensino DigitalAbstract
O presente artigo versa sobre os desafios do uso das tecnologias informacionais em rede no ensino superior em tempos de pandemia. O objetivo principal é investigar os métodos de ensino digital, com base no uso de tecnologias educacionais em rede que tornam o acesso à educação possível em ambientes em que o contato presencial não pode ocorrer, bem como a problemática em um ambiente de crise sanitária e econômica em um país que enfrenta um grau de exclusão digital acentuado. Questiona-se: em que medida as metodologias de ensino de tecnologias educacionais em rede podem ser eficazes para melhor processo de ensino e de aprendizagem durante o ensino remoto? A presente pesquisa irá adotar uma abordagem dialética, partindo da tese das metodologias tradicionais em confronto com a antítese do ensino livre, plural e qualificado que as TICs permitem, de onde deverá ser extraída a síntese de que apenas o ensino em rede pode ser eficaz para reduzir a falta de acesso à educação num período de isolamento obrigatório, seja por qual motivo este exigir o mesmo. Como resultados constatou-se na presente pesquisa que as metodologias em rede possibilitam um avanço na acessibilidade, na interação e na qualidade dos educandos, descortinando aos educadores novas possibilidades, mas que exigem uma adaptação aos novos desafios.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
