Lutificação: o uso de recursos tecnológicos para o trabalho do conteúdo lutas em aulas de educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19546

Palavras-chave:

Proposta pegadógica, Tecnologias na educação, Ensino fundamental

Resumo

O processo de ensino aprendizagem foi sendo moldado ao longo do tempo de acordo com a legislação, contexto histórico e outros aspectos. Mais recentemente, com o advento da pandemia, os recursos tecnológicos passaram a ser utilizados de maneira mais efetiva no contexto educacional. Objetivou-se nessa pesquisa utilizar recursos tecnológicos para o trabalho do conteúdo lutas com turmas de sétimo ano do ensino fundamental. Foram utilizadas oito aulas de 48 minutos cada. Participaram 91 discentes divididos em quatro turmas. Foi abordado o tema a partir do uso de slides, vídeos e imagens, organizado um caça ao tesouro com uso de QR code, montagem de um jogo da memória, mapa mental, resolução de perguntas e aplicação de kahoot. Avalia-se que o desenvolvimento do projeto foi efetivo no trabalho do conteúdo, de modo que os estudantes conseguiram fixar conceitos, ampliaram seus conhecimentos sobre lutas, sendo que tais atividades podem ser aplicadas, também, com outros objetivos de conhecimento e em outras disciplinas com adaptações, ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André de Paulo Evaristo , SEDUC/RO

SEDUC/RO

Downloads

Publicado

27-01-2025 — Atualizado em 27-01-2025

Versões

Como Citar

de Paulo Evaristo , A. (2025). Lutificação: o uso de recursos tecnológicos para o trabalho do conteúdo lutas em aulas de educação física escolar. EaD & Tecnologias Digitais Na Educação, 12(17), 178–188. https://doi.org/10.30612/eadtde.v12i17.19546