O diálogo com as artes plásticas e a tradição em Carlito Azevedo: uma leitura de “las pequeñas bañistas”
Palavras-chave:
Poesia brasileira. Anacronismo. Carlito Azevedo. Félix Vallotton.Resumo
O seguinte trabalho está inserido na área da análise poética e pretende analisar o poema Las pequeñas bañistas, de Carlito Azevedo, a partir do conceito de anacronismo visto em Silva (2011) e das relações da obra de Azevedo com as artes plásticas, como demonstrado em Aguiar & Lobo (2007). Para tanto, realizamos uma análise do poema supracitado em comparação com quatro xilogravuras da série Les petite baigneuses, a saber – Girl removing her shirt, Games in the sun, Bather with a child e Bather with swan, ambos do artista plástico suíço Félix Vallotton.Downloads
Referências
AGUIAR, Melânia Silva de; LOBO, Suely Maria de Paula e Silva. Ler um
poema: poesia e pintura em Carlito Azevedo. In: MARI, Hugo; WALTY,
Ivete; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Ensaios sobre a leitura 2.
Belo Horizonte: PUC Minas, 2007. p. 169-182. Disponível em:
http://ich.pucminas.br/posletras/Producao%20docente/Melania/Carlito
%20Azevedo%20texto%20leitura%20-%20Suely%20-%20Melania.pdf.
Acesso em: 08 março 2014.
AZEVEDO, Carlito. As Banhistas.Rio de Janeiro: Imago, 1993. 70p.
______. Quero a profundidade da pele. Jornal do Brasil.14 dez. 1996.
Caderno Idéias. Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/cara01.html. Acesso em: 08 março
FRIEDRICH, Hugo. Perspectiva da lírica contemporânea: dissonâncias e
anormalidade. Tradução de Marise M. Curioni. In: ______. Estrutura da
lírica moderna:da metade do século XIX à meados do século XX. São Paulo: Duas Cidades, 1978. p. 15-34.
PEDROSA, Celia. Considerações anacrônicas: lirismo, subjetividade, resistência. Poesia e contemporaneidade. Leituras do presente. Chapecó: Argos, 2001. p. 7- 23.
ROSA, João Guimarães. O burrinho pedrês. In: ______. Sagarana.Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p. 12-79.
SALGUEIRO, Wilberth. Notícia da atual poesia brasileira: dos anos 1980
em diante. O eixo e a roda: revista de literatura brasileira.Belo Horizonte, v. 22, n. 2, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/articl
e/view/5378/4782. Acesso em: 08 março 2014.
SILVA, Ana Érica Reis da. Anacronismo: uma leitura da poesia
contemporânea brasileira através da poética de Carlito Azevedo. Revista
SELL: Simpósio internacional de estudos linguísticos e literários da
UFTM.Uberaba, v. 3, n. 2, 2011. p. 62-75. Disponível em:
http://www.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view
/182/208. Acesso em: 08 março 2014.
VALLOTTON, Félix. Girl removing her shirt: Les petites baigneuses VI.1893. Xilogravura. Disponível em:
F4E50A517B82AE142F103. Acesso em: 09 março 2014.
______. Games in the sun: Les petites baigneuses VII. 1893. Xilogravura. Disponível em: http://www.art.com/products/p22121634389-sai7682731/felix-edouard-vallotton-games-in-the-sun-vii-from-les-petitesbaigneuses-1893.htm.
Acesso em: 09 março 2014.
______. Bather with a child: Les petites baigneuses IX. 1893. Xilogravura. Disponível em: http://www.art.com/products/p22121634615-sai7682733/felix-edouard-vallotton-bather-with-a-child-ix-from-les-petitesbaigneuses-1893.htm.
Acesso em: 09 março 2014.
______. Bather with swan: Les petites baigneuses X.1893. Xilogravura.
Disponível em: http://www.bridgemanart.com/fr/asset/615506/vallotton-felixedouard-1865-1925/bather-with-swans-x-from-les-petites-baigneuses1893-woodcut. Acesso em: 09 março 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0