A intermidialidade em ‘La casa de los espíritus’ (1982), de Isabel Allende: literatura, cinema & cibercultura
Palavras-chave:
Intermidialidade. Isabel Allende. La Casa de los Espíritus.Resumo
Essa pesquisa objetiva fazer um estudo de intermidialidade a partir da obra ‘La casa de los espíritus’ (1982), da autora Isabel Allende. Primeiramente, a obra literária será investigada para congregar dados históricos, culturais, linguísticos e ideológicos a fim de, em seguida, permitir um estudo interartes de caráter comparativo à adaptação fílmica desse romance, feita em 1993. Por fim, essa pesquisa vislumbra fechar o ciclo intermidiático em torno da célebre narrativa de Allende com uma investigação da repercussão dessa obra e do filme homônimo no ambiente da cibercultura, buscando entender se o romance ou se a versão cinematográfica causou maior impacto e inspiração aos leitores dessa escritora.Downloads
Referências
ALLENDE, Isabel. La casa de los espíritus. Barcelona: Ed. Círculo de Lectores, 1982.
AUGUST, Billie. The house of the spirits. Dinamarca, Lisboa e Alemanha.
Paris Filme, 1993.
CLÜVER,Claus. Intermidialidade. Revista Aletria. Belo Horizonte, UFMG,
v. 1, n. 2, p.8-23, nov. 2011.
_____. Intertextus/interartes/intermedia. Revista Aletria. Belo Horizonte,
UFMG, p.11– 41, dez. 2006.
_____. Estudos interartes: conceitos, termos, objetivos. Revista Literatura e Sociedade. São Paulo, p. 36–55, n. 2, 1997.
CUNHA, João Manuel dos Santos. A Lição bem aproveitada – Modernismo
em Mário de Andrade, Ed. Atelie, 2011.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Trad. de Galeno
Freitas. Ed., Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1978.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 3ª ed., 2010.
METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1977.
VELIZ, Claudio. La mesa de tres patas. Desarrolo Económico, vol. III, n. 1-2, 1963. Disponível em: www.edu.ar. Acesso: 10 jun. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos enviados à Revista ArReDia devem ser inéditos e serão submetidos ao processo de avaliação de artigos da revista e publicados. Os autores e autoras cedem os direitos autorais referentes ao artigo aprovado à Revista Videre. Somente após publicado na site oficial da Revista, os autores estão autorizados a reproduzir os artigos veiculados. Os artigos reprovados ou não publicados são devolvidos aos autores.
O regime de direitos autorais aplicado aos artigos submetidos à Revista ArReDia da Faculdade de Direito e Relações Internacionais segue a Licença Creative Commons Attribution 3.0