v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28

					Visualizar v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28
Revista da ANPEGE, Volume 15 Número 28, setembro a dezembro de 2019.
Publicado: 2020-05-04

Edição completa

Editorial

  • Editorial V15 N28

    Manoel Martins de Santana Filho
    5
    DOI: https://doi.org/10.5418/RAanpege2019.1528.

Artigos

  • GRANDE DEMAIS PARA QUEBRAR? UMA NOTA GEOECONÔMICA SOBRE A DESINDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA

    Cristovão Henrique Ribeiro da Silva
    7-28
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0001
  • RECONSTITUIÇÃO DAS CONDIÇÕES PALEOAMBIENTAIS RELACIONADAS À OCORRÊNCIA DE LINHAS DE PEDRA EM LATOSSOLO NO MÉDIO VALE DO RIO PARAÍBA DO SUL-RJ

    Amanda Pacheco Seixas, Heloisa Helena Gomes Coe, André Luiz Carvalho da Silva, Igo Fernando Lepsch, Mauro Parolin, Kita Macario
    29-53
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0002
  • “E o nosso sangue, ecoa e grita: PERIFERIA!”. Poesia marginal, lugar e territorialização.

    Nilson Almino de Freitas, Vicente de Paulo Sousa
    54-83
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0003

Seção Temática - Educação Geográfica

  • Apresentação da Seção Temática - Educação Geográfica

    Ana Claudia Ramos Sacramento, Eduardo Donizeti Girotto, Manoel Martins de Santana Filho
    84-85
  • O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil

    Ana Carolina dos Santos Marques, Ricardo Lopes Fonseca
    86-122
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0004
  • Experiência do programa residência pedagógica em geografia: rumo a equação da docência qualificada

    Christian Dennys Monteiro Oliveira, Alexandra Maria de Oliveira
    123-145
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0005
  • Propostas curriculares nacionais para geografia e o risco da alteridade

    Hugo Heleno Camilo Costa
    146-175
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0006
  • Os Usos Sociais do Ensino de Geografia

    Roberto Marques
    175-195
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0007
  • “QUERO TE CONTAR O QUE APRENDI...” NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E DE APRENDIZAGENS DA/NA/SOBRE A DOCÊNCIA

    Jussara Fraga Portugal
    196-221
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0008
  • A GEOGRAFIA OFICIAL PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: as intencionalidades para a reprodução do conhecimento geográfico.

    Rodrigo Coutinho Andrade
    222-254
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0009
  • SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia

    Valéria Rodrigues Pereira, Claudivan Sanches Lopes
    255-275
    DOI: https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0010