O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0004Palavras-chave:
Questão racial, Ensino de Geografia, Estado da arte, BrasilResumo
A educação se evidencia como um dos instrumentos com maior potencial na luta pela superação do racismo. Ao pensarmos no ensino de geografia, defendemos que ele pode contribuir para o debate racial e a busca pela igualdade racial. Compreender como este debate tem sido feito, no Brasil, é fundamental. Assim, esta pesquisa objetiva realizar o estado da arte da questão racial no ensino de geografia a fim de compreender de que forma esta questão tem sido discutida, nos artigos publicados em periódicos, dissertações e teses de ensino de geografia. Este estado da arte foi realizado por meio da verificação em periódicos nacionais e de uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. As pesquisas encontradas foram analisadas e categorizadas, com base na análise textual discursiva (SOUSA, GALIAZZI, 2017) e na análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O panorama da produção científica investigada revela uma escassez da discussão racial no ensino de geografia, no Brasil, sendo encontradas 29 pesquisas apontando para a emergência desta discussão.
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