O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0004

Palavras-chave:

Questão racial, Ensino de Geografia, Estado da arte, Brasil

Resumo

A educação se evidencia como um dos instrumentos com maior potencial na luta pela superação do racismo. Ao pensarmos no ensino de geografia, defendemos que ele pode contribuir para o debate racial e a busca pela igualdade racial. Compreender como este debate tem sido feito, no Brasil, é fundamental. Assim, esta pesquisa objetiva realizar o estado da arte da questão racial no ensino de geografia a fim de compreender de que forma esta questão tem sido discutida, nos artigos publicados em periódicos, dissertações e teses de ensino de geografia. Este estado da arte foi realizado por meio da verificação em periódicos nacionais e de uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. As pesquisas encontradas foram analisadas e categorizadas, com base na análise textual discursiva (SOUSA, GALIAZZI, 2017) e na análise de conteúdo (BARDIN, 1977). O panorama da produção científica investigada revela uma escassez da discussão racial no ensino de geografia, no Brasil, sendo encontradas 29 pesquisas apontando para a emergência desta discussão.

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Biografia do Autor

Ana Carolina dos Santos Marques, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Presidente Prudente

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina. Mestranda em Geografia pela Faculdade de Ciência e Tecnologias (FCT) - Universidade Estadual Paulista (UNESP - Presidente Prudente).

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. 

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Marques, A. C. dos S., & Fonseca, R. L. (2020). O estado da arte das pesquisas em ensino de Geografia que discutem a questão racial no Brasil. Revista Da ANPEGE, 15(28), 86–122. https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0004

Edição

Seção

Seção Temática - Educação Geográfica