Os Usos Sociais do Ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0007Palavras-chave:
Políticas educacionais, Ensino de geografia, Geografia escolar, DocênciaResumo
Este artigo pretende identificar algumas questões que foram colocadas para o ensino de geografia, a partir dos processos de elaboração e implementação da políticas de educação, a partir de 2015. Isso porque esses processos tencionam a zona de contato entre geografia e educação, em especial na vertente nomeada ensino de geografia. Para desenvolver a discussão, foram mobilizados os estudos de Pierre Bourdieu, especialmente o conceito de campo. Posteriormente, foi feito um esforço de caracterização e sistematização das abordagens que vem sendo feitas na interseção do campo da geografia com o campo da educação. A partir das contribuições de Bourdieu e da caracterização da vertente do ensino de geografia dentro do subcampo, o texto aponta movimentos e contradições deste e dos seus agentes, nas relações com outros campos, em especial o econômico e o político, no jogo das disputas e movimentos de consolidação e direcionamento do próprio subcampo. Por fim, e com base nas discussões aqui trazidas, são apresentadas algumas perspectivas sobre os rumos possíveis do subcampo.Downloads
Referências
BALL, Stephen J. Educação global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais das ciências – por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989.
BOURDIEU, Pierre, Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1987.
CARVALHO, Janete Magalhães & LOURENÇO, Suzany Goulart. O silêncio de professores da educação básica pela estratégia de fazê-los falar. In Pro-posições. Campinas: Unicamp. Vol. 29, n. 2 (87), maio/agosto, 2018.
CALLAI, Helena Copetti & MORAES, Maristela Maria. Educação geográfica, cidadania e cidade. ACTA Geográfica, Boa Vista, Edição Especial, 2017, p. 82-100.
GONÇALVES, Amanda Regina. A geografia escolar como campo de investigação: história da disciplina e cultura escolar. In Revista Bibliográfica de Geografia y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidade de Barcelona. Vol. XVI, n. 905, 15 de enero de 2011. Versão online, disponível em <http://www.ub.edu/geocrit/b3w-905.htm#_edn9>, acessado em 10 de julho de 2019.
HATO, Júlio Takahiro. Geografia da educação. 2010. 141 f. (Mestrado em Geografia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Geografia da educação brasileira. Brasília: O Instituto, 2000.
SANTOS, Paulo Rodrigues dos. Entre o ensino de geografia e a geografia escolar: reflexões críticas. In TRINDADE, G. A. & CHIAPETTI, R. J. N. (Org.). Discutindo a geografia: razões para se (re)pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)