Experiência do programa residência pedagógica em geografia: rumo a equação da docência qualificada
DOI:
https://doi.org/10.5418/RA2019.1528.0005Palavras-chave:
formação docente, dispositivo, residência, equação, geografia escolarResumo
Uma reflexão sobre a prática educativa do Programa Residência Pedagógica - PRP, embora preliminar e incompleta, ajuda a compreensão dos avanços na relação Universidade e Escola Básica. O estudo relembrar o contexto do Programa diante do Plano Nacional de Educação (2014), cujo desafio aponta muitas lacunas e fragilidades. Entre as metas previstas para os próximos 5 anos está o investimento maciço na formação docente (inicial e continuada). Por essa razão, o texto utiliza a metáfora matemática da equação para sugerir que a busca de qualidade, no equilíbrio academia/escola é indispensável. O relato da experiência desenvolvida, com equilíbrio de atividades e dinamismo na sistematização de dispositivos formativos – conforme o CPC de Lee Shulman (2014[1987]) – indica caminhos para superação de altos riscos do programa. Espera-se, como resultado da demonstração, o estabelecimento de uma referência consistente no trabalho de reorientação das estratégias de formação docente em geografia.
Downloads
Referências
BITENCOURT, J. Princípios Teóricos e Metodológicos na Formação Docente: Algumas Contribuições. Anais do XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE 2013, p. 11753- 11768. PUC/PR – Curitiba 23-26/09/2013. Disponível em https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/10366_5712.pdf. Acesso em 15 de Jul. de 2019.
BRASIL./MEC DIRETORIA DE ESTUDOS EDUCACIONAIS Plano Nacional De Educação Pne 2014-2024 Linha De Base (2015) Disponível em http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/Plano+Nacional+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+PNE+2014-2024++Linha+de+Base/c2dd0faa-7227-40ee-a520-12c6fc77700f?version=1.1. Acesso em 2 de Jul. de 2019.
CANDAU, V.M; LELIS, I.A. A Relação Teoria-Prática na Formação do educador. In: CANDAU, V.M (Org.). Rumo a uma Nova Didática. 10 ed. Petrópolis: Vozes. 1999. p.56-72.
MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de Pesquisa. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 289-300, maio/ago. 2004. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a07.pdf Acesso em 14 de Jul. de 2019.
OLIVEIRA, A. M. Universidade, Escola Camponesa e Convivência com o Semiárido. REVISTA GEONORDESTE, v. 1, p. 65-75, 2016.
OLIVEIRA, C. D. M. de. Sentidos da Geografia Escolar. 1. ed. Fortaleza: EDUFC - Expressão Gráfica, 2009.
SHULMAN, L. S. Conhecimento e Ensino: fundamentos para a nova reforma, Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014. Lee S. Shulman, “Knowledge and Teaching Foundations of the New Reform”, a Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, primavera 1987 (Copyright by the President and Fellows of Harvard College). Tradução de Leda Beck e revisão técnica de Paula Louzano. Disponível em http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297 Acesso em 15 de Jul. de 2019.
SILVA, J. L. B. da. Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP e o ensino de Geografia na formação inicial de professores para a Educação Infantil. In: SACRAMENTO, A. C. R.; ANTUNES, C. F.; SANTANA FILHO, M. M. de. (orgs.). Ensino de Geografia, produção do espaço e processos formativos. Editora Consequência/ FAPERJ; Rio de Janeiro, 2018. Pp. 83-106.
SILVA, K., A. P. C. P. ; CRUZ, Shirley P. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: Diálogos em educação, E-ISSN 2316-3100, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago, 2018. Disponível em https://periodicos.furg.br/momento/article/download/8062/5352. Acesso em 14 de Jul. 2019
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)