A simbologia do Boi em “Folia dos três Bois”, de Sylvia Orthof e “Teseu e o Minotauro”, de Ana Maria Machado
DOI:
https://doi.org/10.30612/raido.v19i47.19800Palavras-chave:
Comédia grega; Literatura infantojuvenil; Boi; Sylvia Orthof; Ana Maria Machado.Resumo
A comédia tem sua origem na Grécia a partir de improvisos de dramas satíricos que eram apresentados em festivais em homenagem ao deus Dioniso, abordando temáticas políticas pela atuação de personagens que representavam tipos sociais. Além de provocar o riso, tinha a função de mostrar as opiniões e aspirações do povo e, por meio da ridicularização, da sátira e da zombaria, a comédia mostrava aos cidadãos da pólis o mau comportamento, que não deveria ser mostrado. Alguns desses elementos da comédia grega ainda são identificados hoje. A partir dos pressupostos teóricos de Aristóteles (2007), Grimal (1978) e Oliveira (1993), que versam sobre a história da comédia grega, e do significado da simbologia do boi apresentado por Chevalier e Gheerbrant (2007), propomo-nos a analisar a presença do boi na obra dramática “Folia dos três bois”, de Sylvia Orthof, publicado no livro “Fantasma de Camarim: doideiras com Apolônia Pinto” (1995) e a obra narrativa “Teseu e o Minotauro” presente em “Histórias greco-romanas” (2011), de Ana Maria Machado. A simbologia dos bois traz ideias ambivalentes e complementares. Em Orthof, temos uma visão pacífica atrelada à ideia de nascimento e fertilidade, enquanto em Machado, o boi representa o poder mediante a força física.
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Referências
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