A violência famigerada: o público e o privado, a lei e a regra em Guimarães Rosa

Autores

  • Maria Perla Araújo Morais Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Violência. Estado Moderno. Guimarães Rosa. Público. Privado.

Resumo

A obra de Guimarães apresenta uma estudo sistemático sobre a constituição do Brasil Moderno. Sob o viés da violência, o escritor tematiza os entraves e a peculiaridades da modernidade nacional. Nesse sentido, seus textos podem ser lidos em diálogo com outros escritores brasileiros, principalmente Machado de Assis, e com estudiosos que elaboraram um repertório crítico acerca das adaptações que os sistemas de sentido europeus sofrem em território nacional. Faremos o conto de Guimarães Rosa “Uai, eu?”, do livro Tutaméia, dialogar com esses momentos da literatura e crítica brasileiras, querendo entender como as obras do escritor mineiro trabalham questões sobre como o Estado Moderno estaria se constituindo, principalmente a partir da temática da violência. Dessa forma, veremos como Rosa torna agudos os grandes dilemas desenvolvimentistas do século XX, dentre eles, os discursos de ordenação e legislação do espaço moderno.

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Biografia do Autor

Maria Perla Araújo Morais, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Literatura Comparada pela UFF. Professora de Literatura Portuguesa do Curso de Letras da UFT

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Publicado

23.12.2013

Como Citar

Morais, M. P. A. (2013). A violência famigerada: o público e o privado, a lei e a regra em Guimarães Rosa. Raído, 7(14), 119–132. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/Raido/article/view/2622

Edição

Seção

ARTIGOS - LITERATURA E PRÁTICAS CULTURAIS