Breves comentários sobre a História ensinada
Palabras clave:
Ensino. História.Resumen
A reflexão que propomos insere-se no atual contexto que a Humanidade tem vivenciado: momentos de discussão acerca dos paradigmas que norteiam a organização de suas instituições, dentre as quais destaca-se a educação, seu papel social e o próprio ensino da História. As novas demandas sociais têm levado a questionamentos em busca de soluções que viabilizem um processo de ensino-aprendizagem gerador de aprendizagens significativas e formador de cidadãos conscientes de seu tempo.
Descargas
Citas
BOSI, Ecléa. Cultura de Massas e Cultura Popular : leituras de operárias. 9.ed. Petrópolis. Vozes, 1996.
COHN, Gabriel (org.). Theodor W. Adorno. São Paulo. Ática, 1986. (Coleção Grandes Cientistas Sociais, 54).
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 3.ed. São Paulo. Ática, 1995. (Série Educação).
FISCHER, R. M. B. A questão das técnicas didáticas. Ijuí (RS), 1976. Mimeo.
MORAES, Vinícius de. Acontecimento. In: VEJA 25 anos : reflexões para o futuro. São Paulo, 1993.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 22.ed. São Paulo. Cortez, 1989.
VILLALTA, Luiz Carlos. Dilemas da relação teoria e prática na formação do professor de História. Alternativas em perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, set. 92/ago.93.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).