Formação docente e ensino de História: violência contra as mulheres e sua luta por direitos como tema da experiência didático-pedagógica em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v22i39.12574

Palavras-chave:

Ensino de História. Formação Docente. Direitos das Mulheres. PIBID.

Resumo

O artigo apresenta o resultado de experiência pedagógica que buscou problematizar a imagem e a percepção social feminina em diferentes contextos geográficos e históricos. As atividades desenvolvidas em aulas de História, dialogando com vivências dos estudantes e com problemas sociais atuais relativos às mulheres, proporcionaram e validaram dimensão prático-reflexiva à disciplina História. Para tanto, abordou-se a atuação histórica de algumas mulheres articulada ao conteúdo curricular obrigatório, valorizando o debate sobre a diversidade social, racial e cultural, e se subsidiou a metodologia de ensino e seus fundamentos com conhecimento teórico-bibliográfico. A atividade foi guiada pela necessidade de problematizar questões contemporâneas, como a violência contra as mulheres e sua luta por direitos, com enraizamento histórico. As reflexões realizadas destacam a relevância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente, por ensejar experiências pedagógicas na constituição de saberes e no planejamento pedagógico pautado na clareza de objetivos.

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Biografia do Autor

Edna Maria Matos Antonio, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

Antonio, E. M. M., & Santos, F. C. P. dos. (2020). Formação docente e ensino de História: violência contra as mulheres e sua luta por direitos como tema da experiência didático-pedagógica em sala de aula. Fronteiras, 22(39), 145–160. https://doi.org/10.30612/frh.v22i39.12574

Edição

Seção

DOSSIÊ 17: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA