Experiências e estratégias no ensino de História sobre gênero e sexualidade na educação básica em Triunfo/Candeias do Jamari-RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v22i39.12569

Palavras-chave:

Ensino de história. Diversidade sexual. Relações de gênero.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar as experiências e estratégias no ensino de História com as temáticas de gênero e sexualidade vivenciadas durante a execução do trabalho intitulado Projeto de Gênero e Sexualidade na Escola (PGSE) desenvolvido com os alun@s do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período de 2016 a 2018. O projeto ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Albino Buttner que se localiza numa zona considerada de difícil provimento na região Norte do Brasil, no Distrito de Triunfo/Candeias do Jamari em Rondônia. Os objetivos estabelecidos foram: ensinar, conscientizar, sensibilizar e discutir com @s alun@s e a comunidade escolar acerca das diversas formas de discriminações e de violências a partir do bullying praticado no ambiente escolar, debatendo, por meio de recursos didáticos, estratégias de aprendizagens (músicas, dinâmicas, filmes e exposições) que contribuem para a ampliação do conhecimento acerca da homotransfobia, machismo, sexismo e feminicídio, respeitando a pluralidade de pensamento, a cidadania e a sua importância para compreensão das diferenças de tod@s @s alun@s e o apreço à tolerância.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

Silva, L. M. (2020). Experiências e estratégias no ensino de História sobre gênero e sexualidade na educação básica em Triunfo/Candeias do Jamari-RO. Fronteiras, 22(39), 50–66. https://doi.org/10.30612/frh.v22i39.12569

Edição

Seção

DOSSIÊ 17: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA