Breves comentários sobre a História ensinada

Authors

  • Luisane Gai Fagundes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Ensino. História.

Abstract

A reflexão que propomos insere-se no atual contexto que a Humanidade tem vivenciado: momentos de discussão acerca dos paradigmas que norteiam a organização de suas instituições, dentre as quais destaca-se a educação, seu papel social e o próprio ensino da História. As novas demandas sociais têm levado a questionamentos em busca de soluções que viabilizem um processo de ensino-aprendizagem gerador de aprendizagens significativas e formador de cidadãos conscientes de seu tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BOSI, Ecléa. Cultura de Massas e Cultura Popular : leituras de operárias. 9.ed. Petrópolis. Vozes, 1996.

COHN, Gabriel (org.). Theodor W. Adorno. São Paulo. Ática, 1986. (Coleção Grandes Cientistas Sociais, 54).

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 3.ed. São Paulo. Ática, 1995. (Série Educação).

FISCHER, R. M. B. A questão das técnicas didáticas. Ijuí (RS), 1976. Mimeo.

MORAES, Vinícius de. Acontecimento. In: VEJA 25 anos : reflexões para o futuro. São Paulo, 1993.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 22.ed. São Paulo. Cortez, 1989.

VILLALTA, Luiz Carlos. Dilemas da relação teoria e prática na formação do professor de História. Alternativas em perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, set. 92/ago.93.

Published

2021-01-25

How to Cite

Fagundes, L. G. (2021). Breves comentários sobre a História ensinada. Fronteiras, 1(1), 21–30. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/12911