Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio

David Pires Dias, Artur Alberti Gaban

Resumo


O livro didático é uma importante ferramenta de auxílio ao professor, em particular, o de matemática para o professor de matemática. Este trabalho analisa como a Educação Financeira aparece nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio à luz dos ambientes de aprendizagem sugeridos por Ole Skovsmose em seus trabalhos de Educação Matemática Crítica. Percebe-se, nas atividades que tratam de Educação Financeira dessas coleções, a falta de equilíbrio entre os ambientes de aprendizagem e também o fato de existirem atividades que, em sua grande maioria, não possuem potencial e/ou contextualização que favoreçam o entendimento ou que coloquem o aluno em uma posição de investigador. Destacam-sedados levantados sobre as atividades desses livros e exemplos de como é possível transformar uma atividade que sugere um ambiente de aprendizagem em outra que pode levar a um ambiente diferente cuja direção favoreça e estimule o desenvolvimento do senso crítico e da formação cidadã.


Palavras-chave


Educação Financeira; Ambientes de aprendizagem; Livro didático

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério de Educação. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). (2014). Guia do Livro Didático. Brasília: MEC. Recuperado de http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). (2015). Brasília: MEC. Recuperado de http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/5940-guia-pnld-2015.

GABAN, A. A.; DIAS, D. P. (2016). Educação Financeira e o livro didático de Matemática: uma análise dos livros aprovados no PNLD 2015. In Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo.

GABAN, A. A. (2017). Educação Financeira e o livro didático de Matemática: uma análise dos livros aprovados no PNLD (Dissertação de Mestrado). Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo.

HOFMANN, R. M., & MORO, M. L. F. (2012). Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Zetetiké, 20(38), 37–54.

IEZZI, G., DOLCE, O., DEGENSZAJIN, D., PÉRIGO, R., & ALMEIDA, N. S. (2013a). Matemática Ciência e Aplicações. (7a. ed., Vol. 1). São Paulo: Editora Saraiva.

IEZZI, G., DOLCE, O., DEGENSZAJIN, D., PÉRIGO, R., & ALMEIDA, N. S. (2013b). Matemática Ciência e Aplicações. (7a. ed., Vol. 2). São Paulo: Editora Saraiva.

IEZZI, G., DOLCE, O., DEGENSZAJIN, D., PÉRIGO, R., & ALMEIDA, N. S. (2013c). Matemática Ciência e Aplicações. (7a. ed., Vol. 3). São Paulo: Editora Saraiva.

LAJOLO, M. (1996). Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto, Brasília, 16(69), 3–9.

SANTOS, V. M. (2010). Eixos estruturadores do currículo de Ensino Médio e sua interpretação em textos didáticos de matemática. In Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador.

SKOVSMOSE, O. (2000). Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, (14), 66–91.

SKOVSMOSE, O. (2013). Educação Matemática Crítica: A Questão da Democracia. (6a. ed.). Campinas: Papirus.

SMOLE, K. C. S., & DINIZ, M. I. S. V. (2013a). Matemática - Ensino Médio. (8a. ed., Vol. 1). São Paulo: Editora Saraiva.

SMOLE, K. C. S., & DINIZ, M. I. S. V. (2013b). Matemática - Ensino Médio. (8a. ed., Vol. 2). São Paulo: Editora Saraiva.

SMOLE, K. C. S., & DINIZ, M. I. S. V. (2013c). Matemática - Ensino Médio. (8a. ed., Vol. 3). São Paulo: Editora Saraiva.




DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8825

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.

 

ISSN: 2595-0967

Indexadores

 

Divulgador

 

Programa Anti-plágio utilizado