Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8825

Palabras clave:

Educação Financeira, Ambientes de aprendizagem, Livro didático

Resumen

O livro didático é uma importante ferramenta de auxílio ao professor, em particular, o de matemática para o professor de matemática. Este trabalho analisa como a Educação Financeira aparece nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio à luz dos ambientes de aprendizagem sugeridos por Ole Skovsmose em seus trabalhos de Educação Matemática Crítica. Percebe-se, nas atividades que tratam de Educação Financeira dessas coleções, a falta de equilíbrio entre os ambientes de aprendizagem e também o fato de existirem atividades que, em sua grande maioria, não possuem potencial e/ou contextualização que favoreçam o entendimento ou que coloquem o aluno em uma posição de investigador. Destacam-sedados levantados sobre as atividades desses livros e exemplos de como é possível transformar uma atividade que sugere um ambiente de aprendizagem em outra que pode levar a um ambiente diferente cuja direção favoreça e estimule o desenvolvimento do senso crítico e da formação cidadã.

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Biografía del autor/a

David Pires Dias, Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo - IME/USP

Departamento de Matemática - MAT

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Publicado

2019-01-13

Cómo citar

Dias, D. P., & Gaban, A. A. (2019). Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(1), 67–78. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8825

Número

Sección

Artículos