Educação financeira nos livros didáticos de matemática do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.30612/tangram.v2i1.8825Keywords:
Educação Financeira, Ambientes de aprendizagem, Livro didáticoAbstract
O livro didático é uma importante ferramenta de auxílio ao professor, em particular, o de matemática para o professor de matemática. Este trabalho analisa como a Educação Financeira aparece nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio à luz dos ambientes de aprendizagem sugeridos por Ole Skovsmose em seus trabalhos de Educação Matemática Crítica. Percebe-se, nas atividades que tratam de Educação Financeira dessas coleções, a falta de equilíbrio entre os ambientes de aprendizagem e também o fato de existirem atividades que, em sua grande maioria, não possuem potencial e/ou contextualização que favoreçam o entendimento ou que coloquem o aluno em uma posição de investigador. Destacam-sedados levantados sobre as atividades desses livros e exemplos de como é possível transformar uma atividade que sugere um ambiente de aprendizagem em outra que pode levar a um ambiente diferente cuja direção favoreça e estimule o desenvolvimento do senso crítico e da formação cidadã.
Downloads
References
BRASIL. Ministério de Educação. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC.
BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). (2014). Guia do Livro Didático. Brasília: MEC. Recuperado de http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). (2015). Brasília: MEC. Recuperado de http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guias-do-pnld/item/5940-guia-pnld-2015.
GABAN, A. A.; DIAS, D. P. (2016). Educação Financeira e o livro didático de Matemática: uma análise dos livros aprovados no PNLD 2015. In Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo.
GABAN, A. A. (2017). Educação Financeira e o livro didático de Matemática: uma análise dos livros aprovados no PNLD (Dissertação de Mestrado). Instituto de Matemática e Estatística, Universidade de São Paulo, São Paulo.
HOFMANN, R. M., & MORO, M. L. F. (2012). Educação matemática e educação financeira: perspectivas para a ENEF. Zetetiké, 20(38), 37–54.
IEZZI, G., DOLCE, O., DEGENSZAJIN, D., PÉRIGO, R., & ALMEIDA, N. S. (2013a). Matemática Ciência e Aplicações. (7a. ed., Vol. 1). São Paulo: Editora Saraiva.
IEZZI, G., DOLCE, O., DEGENSZAJIN, D., PÉRIGO, R., & ALMEIDA, N. S. (2013b). Matemática Ciência e Aplicações. (7a. ed., Vol. 2). São Paulo: Editora Saraiva.
IEZZI, G., DOLCE, O., DEGENSZAJIN, D., PÉRIGO, R., & ALMEIDA, N. S. (2013c). Matemática Ciência e Aplicações. (7a. ed., Vol. 3). São Paulo: Editora Saraiva.
LAJOLO, M. (1996). Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em aberto, Brasília, 16(69), 3–9.
SANTOS, V. M. (2010). Eixos estruturadores do currículo de Ensino Médio e sua interpretação em textos didáticos de matemática. In Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador.
SKOVSMOSE, O. (2000). Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, (14), 66–91.
SKOVSMOSE, O. (2013). Educação Matemática Crítica: A Questão da Democracia. (6a. ed.). Campinas: Papirus.
SMOLE, K. C. S., & DINIZ, M. I. S. V. (2013a). Matemática - Ensino Médio. (8a. ed., Vol. 1). São Paulo: Editora Saraiva.
SMOLE, K. C. S., & DINIZ, M. I. S. V. (2013b). Matemática - Ensino Médio. (8a. ed., Vol. 2). São Paulo: Editora Saraiva.
SMOLE, K. C. S., & DINIZ, M. I. S. V. (2013c). Matemática - Ensino Médio. (8a. ed., Vol. 3). São Paulo: Editora Saraiva.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors must accept the publication rules when submitting the journal, as well as agree to the following terms:
(a) The Editorial Board reserves the right to make changes to the Portuguese language in the originals to maintain the cultured standard of the language, while respecting the style of the authors.
(b) Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) that allows: Share - copy and redistribute the material in any medium or format and Adapt - remix, transform, and create from the material. CC BY-NC-SA 3.0 BR considers the following terms:
- Attribution - You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate whether changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that would suggest that the licensor supports you or your use.
- NonCommercial - You may not use the material for commercial purposes.
- Sharing - If you remix, transform, or create from material, you must distribute your contributions under the same license as the original.
- No additional restrictions - You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything that the license permits.
(c) After publication, authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online - in institutional repositories, personal page, social network or other scientific dissemination sites, as long as the publication is not for commercial purposes.