Uma escola pública paulista: as atuais políticas de currículo e a voz dos professores em uma dimensão histórica

Fernanda Helena Petrini Marçola

Resumo


Um dos principais temas da contemporaneidade no campo da didática e práticas de ensino refere-se às políticas de currículo na escola. Inserido na temática mais ampla desta revista, este trabalho tem como objetivo expor os resultados de uma pesquisa sobre as políticas de currículo na escola pública do Estado de São Paulo, considerando o papel do professor neste processo, que abrange também a dimensão histórica da instituição escolar. Por meio de um estudo de caso com uma pesquisa documental e de campo realizada em uma escola de ensino médio da rede pública estadual, a Escola Estadual Tancredo do Amaral, situada na cidade de Salto, foi possível diagnosticar o descompasso entre o tempo dos reformadores do currículo e o tempo da escola e dos professores, além das conseqüências deste cenário para a formação e autonomia destes profissionais.

Palavras-chave


Políticas de Currículo. Ensino médio. Direito à educação. História da educação.

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