Gestão participativa em escolas quilombolas

O protagonismo da comunidade quilombola de Conde -PB (Gurugi e Ipiranga) na descolonização das práticas de gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v11iesp.1.16498

Palavras-chave:

Gestão democrática, Educação escolar quilombola, Comunidade quilombola, Descolonização

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre o papel das comunidades quilombolas do Gurugi (1 e 2) e Ipiranga na descolonização da gestão escolar. Teve como espaço investigativo o município de Conde-PB, situado na mesorregião da Mata Paraibana, no litoral sul da microrregião de João Pessoa-PB. Utilizou-se os Relatórios de Aulas-Campo (diálogo entre a comunidade quilombola e estudantes e docentes dos Cursos de Pedagogia e Pedagogia do Campo sobre a história da comunidade e a relação comunidade-escola); O Projeto Político e Pedagógico da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Albino Pimentel; Dados do INEP e narrativas da gestora em documentos escolares. A reflexão sobre os achados aponta que a participação direta da comunidade no espaço escolar contribui significativamente na gestão democrática e nos índices de qualidade escolares.

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Biografia do Autor

Ancelmo Rodrigues da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ana Paula Romão de Souza Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2021-10-30

Como Citar

SILVA, A. R. da; FERREIRA, A. P. R. de S. Gestão participativa em escolas quilombolas : O protagonismo da comunidade quilombola de Conde -PB (Gurugi e Ipiranga) na descolonização das práticas de gestão escolar. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 11, n. esp.1, p. e021012, 2021. DOI: 10.30612/eduf.v11iesp.1.16498. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/16498. Acesso em: 16 abr. 2024.