O estágio supervisionado na formação do professor de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/eduf.v13i00.15993

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Conhecimento do professor, Creche

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o estágio na educação infantil e suas contribuições para a formação do futuro professor da primeira etapa da educação básica, com base no estágio realizado por um estudante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) em 2019. A metodologia adota uma perspectiva crítica da educação e inclui os seguintes procedimentos: análise do relatório reflexivo elaborado para o componente curricular “Estágio Supervisionado em Ensino Infantil I”, o qual descreve um estágio realizado na creche de um Centro Municipal de Educação Infantil em Dourados (MS); o relatório inclui observação participativa e aplicação de um questionário semiestruturado para complementar os dados observacionais, além da elaboração e execução de um projeto de ação pedagógica voltado para bebês. Além disso, são realizados estudos bibliográficos e análise da legislação brasileira que fundamentam a reflexão. Como resultado, observa-se a construção de conhecimento na profissão docente que contribui para a formação do futuro professor durante o estágio.

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Biografia do Autor

Isadora de Souza Nogueira, Universidade Federal da Grande Dourados

Curso de Pedagogia na UFGD. Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I.

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do quadro permanente na UFGD, na Faculdade de Educação (FAED) no curso de Pedagogia. Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP, atuando como tutora do estágio curricular obrigatório e nas disciplinas de Currículo de Matemática.

Rosemeire Messa de Souza Nogueira, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do quadro permanente na UFGD/FAED no curso de Pedagogia. Doutora em Educação pela UFMS, atuando como orientadora do estágio curricular obrigatório em educação infantil e nas disciplinas de Currículo da Educação Infantil.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

NOGUEIRA, I. de S.; ALENCAR, E. S. de; NOGUEIRA, R. M. de S. O estágio supervisionado na formação do professor de educação infantil. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 13, n. 00, p. e023016, 2023. DOI: 10.30612/eduf.v13i00.15993. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/15993. Acesso em: 27 abr. 2024.

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