Interseccionalidade e pensamento contracolonial: reflexões para inclusão de pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17544

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Contracolonialidade, Pessoas com deficiência, Inclusão

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar reflexões acerca do conceito de interseccionalidade cunhado por Kimberlé Crenshaw e do pensamento contracolonial elaborado por Nêgo Bispo enquanto paradigmas importantes para a inclusão de pessoas com deficiência. Defende-se que tais epistemologias colaboram, de modo interdisciplinar, no combate ao capacitismo entrelaçado à demais opressões sociais como o racismo, machismo, lgbtqiapn+fobia, xenofobia, as quais produzem processos de exclusão peculiares. A pesquisa possui caráter descritivo e explicativo com metodologia de abordagem exploratória. Primeiramente, apresenta-se um panorama acerca da interseccionalidade, ferramenta teórico-metodológica que permite compreender que a experiência da deficiência é marcada pelas relações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, religiosidade/crença, geração/idade, nacionalidade/regionalidade, classe social. Posteriormente, foram elaboradas algumas reflexões a partir do pensamento contracolonial. Por fim, nossa análise evidencia que a colonialidade invisibiliza pessoas com deficiência e a interseccionalidade e contracolonialidade são importantes caminhos epistêmicos para validar saberes ancestrais e a pluralidade como fundamentos para a inclusão.

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Biografia do Autor

Maylla Chaveiro, UFTM

Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Psicóloga Clínica e Supervisora. E-mail: maylla.chaveiro@gmail.com

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Chaveiro, M. (2024). Interseccionalidade e pensamento contracolonial: reflexões para inclusão de pessoas com deficiência. Revista Videre, 16(35), 87–106. https://doi.org/10.30612/videre.v16i35.17544